Os nossos Produtos
A Mel d'Ouro aposta apenas na comercialização de produtos à base de mel, devido a todos os benefícios que este provoca na nossa saúde.
O Mel é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e, processado pelas enzimas digestivas das mesmas, sendo armazenado em favos contidos no interior das colmeias.
De um modo geral, o mel é constituído, na sua maior parte (cerca de 75%), por hidratos de carbono, nomeadamente açúcares simples (glicose e frutose). O mel é também composto por água (cerca de 20%), por minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros), por cerca de metade dos aminoácidos existentes, por ácidos orgânicos (ácido acético, ácido cítrico, entre outros) e por vitaminas do complexo B, por vitamina C, D e E. O mel possui ainda um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).
Face a todos constituintes, o mel torna-se um elemento importante na nossa alimentação.
Nos tempos mais distantes, os benefícios do mel já eram conhecidos. Usado tanto na alimentação (como o melhor e mais antigo adoçante adaptado pelo Homem), bem como na cura de doenças.
Por curiosidade, o mel chegou a ser um substituto do ouro, utilizado pelos romanos, como meio de troca para pagar os impostos.
Atualmente existem cada vez mais estudos que comprovam quais os benefícios que o consumo de mel provoca na nossa saúde:
- Fornece energia:
O mel é altamente calórico, uma vez que é duas vezes mais doce que o açúcar, tornando-se assim numa ótima fonte de energia.
- Protege o Sistema Imunitário combatendo bactérias:
O mel possui ação antibacteriana e, ainda de neutralizador de bactérias resistentes a antibióticos, ou seja atua como antioxidante.
É um antibiótico poderoso de largo espectro, quer fungicida, quer microbicida, atuando contra os organismos extremamente resistentes e contra outros antibióticos, como o Staphylococcus aureus e E. coli.
- Alivia tosses, constipações e infeções respiratórias:
O mel é um anti-séptico poderoso, sendo uma antiga mezinha para constipações, tosse e dores de garganta.
Enquanto anti-séptico, o mel é conhecido por acalmar a tosse e baixar a febre.
Uma mezinha popular que tem resistido a tempos e modas é o chá de limão com mel para tratar constipações e outras perturbações respiratórias. O mel alivia a tosse, o catarro e a sinusite.
- Alivia perturbações gástricas:
As suas propriedades bactericidas e anti-sépticas protegem-nos contra diversas doenças infecciosas que afectam o aparelho digestivo. A Organização Mundial de Saúde recomenda o mel como remédio natural para todo o género de gastrenterites, até mesmo para o tratamento da diarreia do viajante. Meia colher de chá de mel por dia ajuda a acalmar a úlcera péptica.
- Reduz os sintomas da febre-dos-fenos:
Por estranho que pareça, o mel ajuda a aliviar a rinite alérgica, vulgarmente conhecida por febre-dos-fenos, reacção alérgica desencadeada pelo pólen. Os naturopatas acreditam que tomar todos os dias uma colher de chá de mel que contenha cera dos favos ajuda a criar resistências. No entanto, é importante que seja mel puro, de preferência biológico e produzido na área onde vive o doente.
- Atua como anti-inflamatório:
O mel tem um efeito anti-inflamatório, que ajuda a reduzir o inchaço e as dores, bem como a estimular a formação de tecido sob a epiderme. Assim, o mel ajuda na cicatrização, tornando-se um elemento importante no tratamento de ulceras de pressão, queimaduras e feridas.
Por outro lado, o mel também acalma e melhora o humor de cada um de nós ao estimular a produção de serotonina. E ajuda a tornar mais rápida a recuperação de inúmeros problemas, como por exemplo dos rins, fígado, circulação e artrite.
Mas estes benefícios variam de acordo com o tipo de mel, daí a Mel d'Ouro comercializar uma variada gama de mel.
Posto isto, a Mel d'Ouro tem todo o gosto de o receber de modo a encontrar o produto ideal para a sua sáude.
Venha visitar-nos e comprove a qualidade e variedade dos nossos
produtos 100% naturais.